Ontem fui ao Monumental,fui ver a "Autobiografia de Nicolai Ceausescu". Fiquei derreado,esgotado,são cerca de 3 horas ,sem intervalo,numa sucessão cronológica de excertos de documentários produzidos pelo regime comunista Romeno.Uma cine-biografia,quase toda a preto e branco,do ditador.Numa realização de grande qualidade,o realizador faz desfilar só imagens reais,abstendo-se de juízos de valor,remetendo-os inteiramente para o espectador. Talvez o filme mais honesto e decente que vi nos últimos anos.Evidentemente que a megalomania e o esmagador culto da personalidade de Ceausescu são evidenciados,mas essa foi a realidade pura e dura desses tempos na Roménia.Não fosse o edifício da Assembleia Nacional o segundo maior do Mundo, a seguir ao Pentágono,não tivesse um quinto de Bucareste antiga sido arrasada para ceder espaço às construções faróonicas do Regime.Nicolai Ceausecu visitou duas vezes a Coreia do Norte,ficando fortemente impressionado com o ditador Kim Il-Sung e com o seu modelo de governação assente no culto da personalidade,majestático e imperial,tendo adoptado o estilo.O desfecho da história de Nicolai e de Elena Ceaucescu é trágico,após um julgamento sumário.mais que duvidoso,são executados a 25 de Dezembro de 1989,a única execução de responsáveis comunistas durante e após a derrocada do Bloco de Leste.Suprema ironia para o responsável do comunismo na Europa que mais se destacou da União Soviética,que se manifestou contra a invasão da Checoslováquia pela forças do Pacto de Varsóvia,que fomentou a presença da Roménia em Los Angeles nos Jogos Olímpicos de 1984,que permitiu que o seu país fosse o primeiro do Bloco de Leste a relacionar-se com a Comunidade Europeia.
Fiz este blogue para falar de tudo e de todos,passado e presente,com alguma objectividade e informação,também para me e nos relacionarmos com uma das minhas paixões de vida,de que fiz profissão,as coisas antigas e velhas,sobretudo as ditas antiguidades de sec.XX.,O MODERNISMO dos anos 50,60,70.
São necessárias todas as colaborações...a ver o que dá!
jotacmarques
Bem vindo à blogosfera!
ResponderExcluirTb gostei da "Autobiografia", a atmosfera fez-me lembrar outras que vale mais esquecer. Só com colagens...Notável. É caso para gritar- ditaturas e cultos da personalidade nunca mais!-