sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A justiceira

Ontem aconteceu na SIC Notícias um raro e importante momento do jornalismo televisivo português,Maria João Avilez foi entrevistada por Mário Crespo.Em foco, a privatização de 20 e tal % das acções da EDP, propriedade do Estado português,que como é sabido,foram vendidas à Three Gorges,controlada pelo Estado chinês.Maria João, num raro momento de lucidez proclamou a operação como histórica,inicio de uma era de maior "liberdade,igualdade e justiça" para Portugal e para os portugueses.Finalmente a EDP,monopólio da energia eléctrica do país,livrava-se do Estado opressor e injusto,promotor de desigualdades,tal é a linha de raciocínio da jornalista.Avilez já nos habituou a um estilo de "palpitaças,de análises tolas e nada rigorosas,de falar e escrever do que não sabe,mas perante aquela proclamação apoteótica,pus-me em causa.O que é que me teria passado,que falta de capacidade a minha,que não consegui atingir a relevância do acontecimento?É que eu,na minha limitada compreensão,não vejo como é que fico mais livre e me façam maior justiça,quando quase um quarto do controle que o Estado democrático português tinha na eléctrica nacional,passa para a propriedade de uma companhia estrangeira controlada por um Estado ditatorial.
Enfim "mea culpa",que não tenho esperteza para compreender raciocínios superiores...

jotacmarques

Um comentário:

  1. É, estamos entregues à bicharada, mas sempre convencidos de que "agora é que é"! Hoje, fui fazer compras ao Continente: mais de 200 euros; ontem, o Sr. Ernesto disse-me que o arranjo do meu carro eram uns míseros 403 euros...
    EDP, CTT, e outras que deem lucro são vendidas ao desbarato, em privatizações escabrosas. Resta-nos o BNP, para consolo. Ainda tens dúvidas porque é que já se anda a falar de Salazar???
    Bom Natal, quand même, e bom ano novo, se nos deixarem ;-))
    Ah, esqueci-me de dizer que a HSC dá erros de ortografia em barda. É só ver o blogue dela. Coitado do Miguel!

    ResponderExcluir