segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

MANOEL DE OLIVEIRA

Manuel de Oliveira é cá dos meus!
Em entrevista dada a Fátima Campos Ferreira da RTP1,a 11 de Dezembro,no dia do seu aniversário,estabeleci uma relação de sintonia com M.de Oliveira,que, confesso,não tenho com a sua obra.Manoel,permito-me a familiaridade,é um homem de 103 anos,com uma clarividência notável,um conversador excelente.Os seus filmes,muitos e longos,tiveram inúmeros prémios,o realizador é venerado em todo o Mundo,mas o que me interessa neste homem ,é a sua longa vida,as suas vivências ,o seu olhar de tantos anos.Descobri ao longo da entrevista,um ser humano que olha os outros,as coisas e aos acontecimentos, com uma enorme simplicidade e bonomia,alguém que sabe da sua importância humildemente.Deu lições de vida sem valores absolutos,criou espaços aos outros,alegrou-se por estar vivo,reconheceu a efemeridade das pessoas e das coisas.Manoel de Oliveira atingiu a simplicidade,a síntese,da enorme complicação que é a vida.Agradeço que o tenha manifestado tão claramente nesta meia hora de conversa,que me tenha ensinado tanto em tão pouco tempo.

jotacmarques

Um comentário:

  1. Aprendemos a complicar tudo e a certo ponto o que mais desejamos é a simplicidade. Um pensamento limpo, claro como a água. Cá eu gostava.

    ResponderExcluir