quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Discurso sobre a cegueira

Que o governo é estúpido já  sabia, mas que também é cego, descobri com a questão do orçamento para 2013. Também sabia que a maior parte dos membros do governo, assessores e demais, são ignorantes, gente que só   conhece o povo e o país do que aprenderam nos meandros das jotas  e na teoria das faculdades, algumas, diga-se de passagem, de qualidade bem duvidosa. Trabalho no duro, népia, planearam carreiras partidárias, moveram-se no tráfico de influências e parasitaram as estruturas partidárias que eram trampolim para o poder. Entre eles, selaram pactos de cumplicidade, partilharam segredos e negócios, num vai e vem de créditos e débitos para as suas vidas, ou então até ao oportunismo de novas e mais compensadoras alianças. Passos Coelho e Relvas parecem siameses, apesar  da imbecilidade militante  e do  cadastro duvidoso do segundo, que se revela sériamente prejudicial para o primeiro.

O governo é duplamente cego, porque toma medidas cegas que não olham a nada e a ninguém, excepto o capital financeiro e a riqueza,  porque é incapaz de prever o que provoca com estas  acções. A classe média, a mais gravemente atingida,  está em vias de extinção. Muito em breve teremos um país de muito pobres, pobres e ricos.  Teremos um país explosivo!

Sendo sabido que, nas democracias representativas, a classe média constitui a espinha dorsal da sociedade, e que históricamente, sempre que esta classe se desagrega, aparecem soluções autoritárias ou caóticas, só se percebe a atitude do governo tendo em conta a incapacidade política de entender os contextos históricos e as suas dinâmicas. Se por um lado  é patente a incapacidade cultural para contextualizar , por outro apresentam uma fé cega num modelo que invariávelmente se engana  nas previsões económicas e financeiras, sem que assumam a mais leve responsabilidade pelos erros ou ponham em causa o modelo.

O que parece mais grave, neste caos  destrutivo do Estado social , é no entanto a absoluta inconsciência do que vão causar, nomeadamente o crescendo dos extremismos de direita e de esquerda, por via da destruição da classe média. Evidentemente que a implementação do modelo ultraliberal é o objectivo ideológico deste governo, mas a  cegueira política relativamente ao que vem associado, além de perversa é perigosa.

Em suma, cega, estúpida, inculta e incompetente, a acção deste governo está a pôr o país na miséria e está a criar as condições favoráveis ao aparecimento de messias salvadores de que já sabemos amargamente o resultado, ou de modelos que em nome do povo são supressores da liberdade. A resistência, nas suas mais variadas formas de expressão ,legalmente estabelecida pela  Constituição, é o caminho a seguir pelos cidadãos deste país, esperando que o governo caia ou se demita, antes que  que se descambe na violência generalizada e na desordem.

 jotacmarques

Ps: Saramago compreenderia certamente a apropriação do título para esta reflexão 

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário