quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ronaldo não é o Superman

Ontem desabou a esperança de Portugal continuar no campeonato europeu de futebol.  Na maioria dos portugueses acabou o sonho de virmos a ser os melhores da Europa no futebol. Por agora fica adiada  mais uma vez a vontade de sermos os melhores em qualquer coisa que sublime a realidade deste país.

Não faltarão os cânticos de louvor à selecção, que merecia ganhar, que ganhou moralmente, que teve azar, que o árbito não se portou bem, etc ,etc, etc. O facto é que perdemos porque os espanhóis foram melhores,  marcaram 4 pelnaties  e nós marcámos só 2. Simples e objectivo.

A mania de querermos ser o "mais" em qualquer coisa,  de entrar para o "guiness" ou de alcançar qualquer outro recorde, instalou-se  irracionalmente entre nós e carece absolutamente de lógica. Aspirar à excelência aqui e ali num país que não é razoávelmente excelente,  não tem qualquer sustentabilidade. Se olharmos para um país de alto nível, a Alemanha por exemplo, conclui-se que eles são bons no futebol, como são bons a produzir carros ou aparelhos de precisão, porque souberam construir um país sustentávelmente próspero.

Portugal tem dispersa e pontualmente áreas e pessoas de grande categoria , mas é um país pobre, mal organizado e pior gerido, a população é geralmente inculta e pouco educada,  é crucial alterar este estado de coisas , para então num país diferente e superior nos podermos admirar e surpreender quando a nossa selecção for eliminada. Para sermos "favoritos" quando jogarmos, não andar a jogar com "favoritos" e receber como uma benção uma vitória.

Também se deve de esperar que a par com os cantos de louvor e as lamentações,  haja um ruído de fundo de críticas e recriminações. Serão dirigidas em primeiro lugar ao treinador, ao "mister" como pirosamente se diz, que não impôs a táctica adequada, que não fez  as substituições correctas e em tempo. A seguir será a vez de vociferar contra os jogadores e porque não crucificar a organização dos jogos. É um hábito muito nacional criticar e intrigar, seja no sucesso seja no fracasso.

Assim vão as actualidades em Portugal há quase um mês e  pelo menos por mais uma semana .

Resta-nos o Cristiano, mais uma vez o melhor do mundo, para nos alegrar e suavizar as nossas mágoas.
Espero bem que não se lancem a ele, que não envenenem  a vida ao rapaz!
É que Ronaldo  é um extraordinário jogador, ainda por cima humilde e com enorme "fair play", e não tem culpa de que a equipe básicamente jogue para ele e de ser humano e não o Surperman.

jotacmarques

Nenhum comentário:

Postar um comentário