O Parque dos Poetas em Oeiras é um óptimo jardim para se passear, para se passarem umas horas deambulando ou acaso, ou numa trajectória pensada de poetas e poesia. O espaço é pretensioso, com equipamentos dispendiosos, um projecto demasiado elaborado e artificioso e uma estatuária discutível, no entanto constitui uma enorme mais valia cultural e recreativa para a população do concelho e não só.
Há poucos dias passeei por lá na companhia da filha e da viúva de Ruy de Belo, a Catarina e a Teresa , e pasme-se, quando visitámos o espaço e a estátua do poeta, ambas não o reconheceram. Foi preciso certificarem-se lendo o nome do pai e do marido, para se convencerem finalmente, de que aquela era a estátua do Ruy. O escultor Francisco Simões é o autor da estátua ,como o é de muitas outras patenteadas no jardim, tratando-se de um dos mais importantes escultores portugueses contemporâneo.
A estatuária presente no jardim é discutível e não me agrada. Não me atrai a forma nem o conteúdo, enquadra-se no que talvez se possa chamar de escola" neo-figurativa com influências abstractas",em que,por um lado, não existe uma figuração real dos poetas, e por outro, também não é conseguida a transmissão de uma ideia representativa das suas obras.Na estátua de Ruy Belo, há componente abstracta forte e uma falta de rigor formal ao modelo, resultando num pseudo-figurativismo confuso, que torna o poeta irreconhecível para os seus familiares.
Haverá quem ache que assim está muito bem, e os meus argumento infundamentados. É claro que arte é uma representação do real e não a realidade, será ainda mais, a interpretação de infinitas realidades. Convirá no entanto que, as obras que representam portugueses ilustres, nomeadamente em parques temáticos, transmitam com fidelidade os modelos ou exprimam uma ideia clara das suas obras.Não podem ser irreconhecíveis,desvirtuadas na forma e pouco explícitas na "mensagem", independentemente da "escola artística" seguida pelos autores.
Ruy Belo e a sua poesia estão muito bem representado em inúmeras obras de arte e locais.
Estará o poeta bem representado no Parque dos Poetas...???
jotacmarques
Nenhum comentário:
Postar um comentário