sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Carta aberta a Maria Teresa Horta a propósito do prémio D. Dinis

Exma. Senhora

Conhecemo-nos de há muito, V.Exª das superlativas  posições feministas que sempre tomou e eu anónimo cidadão, que entre dentes ruminei alguns impropérios contra algumas dessas suas posições. V. Exª. assumiu-se e assume-se , ouvi há pouco a entrevista dada na Antena 1 a Maria Flôr Pedroso, excelente diga-se de passagem, na defesa dos direitos das mulheres, eu na  dos direitos humanos independentemente do sexo. Claro que a senhora também é uma defensora intransigente dos direitos humanos das mulheres e dos homens, mas confesso que o enfoque que continua a dar aos das mulheres parece-me algo despropositado nos dias de hoje.

Mas o que me traz a esta mensagem não é o pouco que nos separa, é antes o que fundamentalmente nos une, a dignidade e a coerência.

V.Exª. recusou receber o prémio D. Dinis que lhe foi atribuído este ano pela Casa de Mateus, porque não quis que fosse Passos Coelho a entregar-lho. Justificou V.Exª. a sua atitude, argumentando que não podia em consciência escrever uma coisa, a defesa de uma sociedade mais justa e igual, e receber um prémio das mãos do 1º ministro de um governo que faz literalmente o contrário.

Indecentemente, foi acusada pela Casa de Mateus de uma atitude não democrática e no entanto a senhora mostrou-se disposta a receber o prémio das mãos do Presidente da Republica ou da Presidente da Assembleia da  Republica, ambos do PSD. Francamente não se percebe a acusação que lhe foi feita, mas V.Exª. ao longo da vida já foi certamente alvo de faltas de educação e grosserias impróprias de gente civilizada como esta que a Casa de Mateus teve, ainda mais grave por anteriormente a  terem designado para o prémio D. Dinis. São daquelas situações que só se resolvem ao estalo, coisa a que compreensivelmente VExª. não deve estar disposta, ainda que possa ter vontade.

Minha senhora, a atitude de V. Exª é evidentemente de dignidade e coerência , pelo seu passado e pelo presente, e pelo o que sei de si, pouco confesso, não deve deixar ninguém admirado. O prémio D.Dinis é uma das maiores distinções literárias atribuídas neste país, certamente muito dignificante e gratificante para quem o recebe, e apesar de tudo  V.Exª. recusa-o pelas razões já referidas. Imagino quanto lhe deve ser doloroso e a coragem  de que  precisou

A sua atitude, minha senhora, é notável, considerando a bandalheira de valores dos tempos actuais, é notabilíssima, mas a sua coragem é rara.

Deixe-me, minha cara, manifestar a minha admiração e dizer que V.Exª apesar do seu feminismo militante, é uma mulher com eles até ao chão...falo de tomates evidentemente, coisa cada vez mais rara entre muita população masculina que se exerce por aí!

jotacmarques

P.S. Maria Teresa Horta recusou-se a participar na cerimónia oficial presidida por Passos Coelho para a entrega do prémio D. Dinis. No entanto, e muito bem, aceitou a importância em dinheiro inerente ao prémio. Mereceu-o e recebeu-o, quanto a festas e honrarias, o que daria "panache" ao Governo, declinou-as.
Fica o esclarecimento .

jotacmarques
  

Um comentário: