segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Os gays é que pagam as favas...

Há dias disseram-me que estava difícil de arranjar namorado porque há muitos gays. Está na moda ser gay, acrescentou. Passou-se numa faculdade e presentemente no quotidiano profissional e social. Acho curioso que uma rapariga de cerca de 30 anos tenha esta vivência, que a dificuldade de se relacionar afectivamente com um rapaz, esteja condicionada ao facto de haver muitos gay no seu universo social.

Trata-se evidentemente de um falsa questão. Mas o que interessa desenvolver aqui é o "estar na moda ser gay ".

Se se entender que estar na moda, é a adopção, num dado contexto histórico-social, de comportamentos e símbolos aceites com normalidade pela comunidade, houve noutros tempos sociedades em que ser ou  praticar a homosexualidade era comum, era moda. Nas sociedades clássicas, grega sobretudo, mas na romana também, a homosexualidade era aceite sem grandes dramas. Noutras comunidades espalhadas pelo mundo registava-se a mesma coisa, para não ir longe, no Norte de África, entre os mouros a homosexualidade era praticada frequentemente.

Os comportamentos  que se instalaram e instalam nas sociedades humanas, têm razões de ser, aparecem ou desaparecem por causas concretas e objectivas.

Ser-se diferente sexualmente é natural, já a proliferação em escala deste ou doutro comportamento terá outras determinantes. Parece-me claro que causas sociológicas decisivas determinam o fenómeno actual de"estar na moda ser gay",  porventura outras determinaram o comportamento sexual na Grécia antiga e na Roma clássica. Talvez nas sociedades esclavagistas antigas com as necessidades de mão de obra resolvidas por via dos escravos, existisse maior disponibilidade para o prazer na sexualidade, maior tolerância para com a diversidade sexual, despoletasse o interesse pela  homosexualidade.  Talvez...!

Estou é convencido de que "a moda gay" actual tem causas sociológicas importantes e interessantes de indentificar, que não são compatíveis com a explicação de um mero fenómeno de moda, rápidamente perecível.

Até porque é difícil de digerir que a minha amiga  tenha dificuldade em arranjar namorado, porque há muitos gays na faculdade, nos empregos e de um modo geral na sociedade, porque é moda!

jotacmarques

Nenhum comentário:

Postar um comentário